Segundo Piaget o conhecimento não nasce com o indivíduo, mas começa com o nascimento e é construído ao longo do tempo pela interação com o meio tanto físico como social.
O sujeito interpreta o mundo em que vive além de situar-se nele, agindo, criando, construindo a partir da realidade em que vive.
Uma pessoa adulta que ao longo de sua vida vem adquirindo conhecimentos através de experiências vividas, a aprendizagem passa a ser somativa, pois este indivíduo já é letrado. A interação aluno- professor ocorre através da troca de experiências gerando ensino e aprendizagem recíproca.
Partir da realidade de uma pessoa adulta é bem mais complexo do que partir da realidade de uma criança, pois o adulto participa de diferentes grupos sociais, já possui personalidade formada e construiu sua própria individualidade.
A aprendizagem na vida adulta depende das experiências vividas por cada um e principalmente do meio social em que está inserido.
Acredito que nessa fase a aprendizagem é um processo que ocorre com mais dificuldade pelo fato do adulto ter experiências e conceitos construído e também por haver mais resistência para assimilar novos conceitos que certamente irão modificar sua maneira de pensar e agir.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Ivone, muito interessante essa tua postagem para pensarmos sobre a aprendizagem do adulto. Em determinado momento da tua postagem falas que "a aprendizagem passa a ser somativa, pois este indivíduo já é letrado". Será que a aprendizagem é somativa, no sentido de irmos acumulando conhecimentos ou formativa, no sentido de irmos constantemente construindo e reconstruindo o que já sabemos. Para pensar... Abração, Sibicca
Postar um comentário