quinta-feira, 17 de junho de 2010

SEMANA 9

Durante esta semana trabalhei com meus alunos sobre a copa do mundo, aprendi muito com eles. Fiquei impressionada com o interesse e a curiosidade deles sobre o assunto.
Também senti o interesse deles através do desenvolvimento de uma atividade em que deveriam listar nomes de jogadores da seleção, os que não sabiam, ou não lembravam levaram a atividade para pesquisar com os familiares. A maioria dos meus alunos demonstram interesse pelo futebol. Falam dos jogadores, do técnico e também da África do Sul. Nota-se que em casa eles convivem com pessoas que gostam muito de futebol.
tanto os meninos quanto as meninas estavam bem motivados pois na aula de Educação física formaram times masculinos contra times femininos. Penso que é importante esse tipo de exercício, pois através do jogo eles criam e respeitam as regras e isso contribui para a formação de suas personalidades
Pois se sabe que as brincadeiras e jogos tem importância fundamental no desenvolvimento educacional da criança
  “A última fase em que Piaget classifica os jogos, são os jogos com regras (a partir de 5 anos). Aqui as crianças passam do individual e vão para o social, os jogos possuem regras básicas e necessitam de interação entre as crianças, são resultados deste tipo de jogo a aprendizagem de regras de comportamento, respeito às ideias e argumentos contraditórios e a construção de relacionamentos afetivos”. segundo Piaget (1978), as atividades lúdicas atingem um caráter educativo, tanto na formação psicomotora, como também na formação da personalidade das crianças. Assim, valores morais como honestidade, fidelidade, perseverança, hombridade, respeito ao social e aos outros são adquiridos."

A formação da consciência moral na criança
através dos jogos e brincadeiras

http://www.efdeportes.com/efd104/a-formacao-da-consciencia

Nenhum comentário: