Considerando a leitura realizada e o que aprendi na interdisciplina posso afirmar que geralmente o adulto que frequenta as aulas da EJA é aquele que vem de áreas rurais empobrecidas, filhos de trabalhadores não qualificados e com baixo nível de instrução ou analfabetos.
Pensando em melhorar a qualidade de vida buscam a escola tardiamente, porém encontram dificuldades em conciliar o emprego com estudo devido a uma jornada de trabalho cansativa e sentem-se desestimulados e muitas vezes acabam desistindo.
O adulto embora analfabeto traz consigo muitas habilidades, vivência de mundo e experiência profissional que deve ser valorizada durante o processo de ensino aprendizagem.
Conforme diz Marta Kohl de Oliveira “ Os alunos têm vergonha de frequentar a escola depois de adulto e muitas vezes pensam que serão os únicos adultos em classe de criança, sentindo-se por isso humilhados e tornando-se inseguros quanto a sua própria capacidade de aprender.”
O professor deve incentivar os alunos para que eles vençam os desafios encontrados, promover diálogo entre o grupo, considerar os interesses e necessidades dos mesmos planejando aulas que sejam da realidade deles, pois assim como os surdos eles sentem-se excluídos da escola e da sociedade.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM E DO PENSAMENTO DO EDUCANDO JOVEM E ADULTO
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EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL - C
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Um comentário:
Ivone,
esta reflexão tem origem em qual atividade? de qual interdisciplina?
É importante indicar tua fonte de pesquisa.
Beijos
Melissa
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