segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE

Com base na leitura dos textos posso confirmar a importância do uso de temas geradores na pratica pedagógica.
Segundo freire é necessário reencantar as pessoas para que elas acreditem na possibilidade de ver o mundo de maneira diferente da que elas estão acostumadas por isso a cultura do aluno, sua visão de mundo precisa ser valorizada e usada como referencial para iniciar-se um processo de aprendizagem.
O trabalho com temas geradores favorece a construção da aprendizagem, porque parte de uma temática que deve fazer parte da vivência do educando, para que o mesmo possa compreender criticamente o contexto em que está inserido e agir sobre ele buscando transformá-lo.
No trabalho com temas geradores é o aluno que constrói sua aprendizagem com autonomia, o professor é um mediador que promove situações para que o aluno entre em conflito e busque respostas aos seus anseios.
O processo de aprendizagem não ocorre através da transmissão de conhecimento do professor para o aluno e sim através da interação de ambas as partes. Daí a importância da escola estar inserida no contexto social ao qual o aluno pertence e relacionar o saber escolar com o saber cotidiano não oferecendo-lhes conteúdos que nada tenham a ver com a realidade dos educandos.
Para se trabalhar com temas geradores é necessário antes de tudo conhecer a cultura e os problemas existentes na comunidade favorecendo dessa forma o diálogo entre professor, aluno e o grupo que faz parte da vida escolar.
Trabalhar com projetos e temas geradores é uma forma de realizar um estudo ativo, onde o aluno vai em busca de seu conhecimento através de pesquisas, entrevistas e outras fontes e é por isso que a aprendizagem se torna significativa para eles.

Um comentário:

Melissa disse...

Ivone,
tua reflexão é muito interessante. Mas tua postagem fica incompleta sem uma adequada referência a leitura que te levou uma reflexão. Busque sempre indicar tua fonte de pesquisa - a leitura ou atividade que te fizeram refletir - ok?!
Beijos
Melissa