Comparando a história do filme com o que já foi estudado sobre os surdos pude concluir que a vergonha de ter um filho com essa deficiência e o medo do preconceito e da discriminação da sociedade faziam com que as pessoas praticassem atos inescrupulosos como abandona-los ,trancá-los em instituições ou até mesmo em casa, pois segundo o texto A história dos Surdos, durante a Idade média eles eram sujeito estranhos e objetos de curiosidade da sociedade e isso ficou bem claro no filme.
Além disso era comum os surdos serem considerados pessoas com deficiências mentais ( idiotas).
Em relação ao método usado pelo professor Itard, acredito que não contribuiu para que houvesse desenvolvimento da socialização do menino, pois o mesmo não conseguia se comunicar com outras pessoas.
Segundo estudos realizados anteriormente sabemos que embora haja grande confusão e discussão em torno da aceitação ou não da Libras, ela é a língua das comunidades surdas e pode se considerar alguns pontos importantes como:
O desenvolvimento linguístico, cognitivo, afetivo, sociocultural e acadêmico não depende da audição, mas sim da aquisição e desenvolvimento da língua de sinais.
A Libras também propicia o desenvolvimento linguístico e cognitivo da criança surda, favorecendo a produção escrita, servindo de apoio e compreensão dos textos.
No filme Victor não construiu nenhuma aprendizagem, apenas houve memorização condicionada ao fato dele ser recompensado cada vez que acertava e punido a cada erro cometido.
Uma estratégia muito importante usada pelo professor no filme foi a de utilizar para fins de aprendizagem materiais concretos apesar dos mesmos não serem da realidade do menino , considerando-se que ele foi criado na selva e não tinha nenhuma intimidade com os objetos que o professor usava.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
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