quinta-feira, 28 de outubro de 2010

TEMAS GERADORES

Esta postagem foi feita em Novembro de 2009
Após a leitura dos textos percebi que o trabalho com temas geradores favorece a construção da aprendizagem, porque parte de uma temática que deve fazer parte da vivência do educando, para que o mesmo possa compreender criticamente o contexto em que está inserido e agir sobre ele buscando transformá-lo.
No trabalho com temas geradores é o aluno que constrói sua aprendizagem com autonomia, o professor é um mediador que promove situações para que o aluno entre em conflito e busque respostas aos seus anseios.
O processo de aprendizagem não ocorre através da transmissão de conhecimento do professor para o aluno e sim através da interação de ambas as partes. Daí a importância da escola estar inserida no contexto social ao qual o aluno pertence e relacionar o saber escolar com o saber cotidiano não oferecendo-lhes conteúdos que nada tenham a ver com a realidade do educando.
Para se trabalhar com temas geradores é necessário antes de tudo conhecer a cultura e os problemas existentes na comunidade favorecendo dessa forma o diálogo entre professor, aluno e o grupo que faz parte da vida escolar.
Trabalhar com projetos e temas geradores é uma forma de realizar um estudo ativo, onde o aluno vai em busca de seu conhecimento através de pesquisas, entrevistas e outras fontes e é por isso que a aprendizagem se torna significativa para eles.

Hoje , posso perceber a diferença entre trabalhar com temas geradores e projetos de aprendizagem.
Os temas geradores geralmente são definidos pelo professor e quase sempre motivado por algum interesse como: uma data comemorativa, trabalhar um assunto imposto pelos conteúdos mínimos etc. Já os projetos de aprendizagem parte da curiosidade da criança e não é o professor que plaaneja, apenas orienta e oferece subsídio para que os alunos encontrem respostas à suas indagações.
http://peadportfolio156734.blogspot.com/search?updated-min=2009-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&updated-max=2010-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&max-results=32

Nenhum comentário: