segunda-feira, 24 de novembro de 2008

PROJETO POLÌTICO PEDAGÓGICO

Com os estudos realizados neste semestre percebi a importância do Projeto Político de uma escola para o desenvolvimento de uma educação de qualidade, bem como para o exercício de uma gestão democrática.
O PPP é um documento que reflete o desejo teórico orientador das práticas escolares.
Organiza o fazer pedagógico, é o modo de pôr em prática as opções teóricas.
Deve ser um instrumento de diagnóstico e transformador da realidade escolar, construído coletivamente. Ser elaborado e articulado a partir da contribuição da comunidade escolar. Deve também estar em permanente processo de construção, reflexão e modificação.
O PPP elaborado de forma ética, é um instrumento de transformação na medida em que expressa o compromisso do grupo visando alcançar o mesmo objetivo.
O PPP tem como finalidade o seguinte:
aglutinar pessoas em torno de uma causa comum;
dar um referencial para a caminhada;
ser um instrumento de transformação da realidade;
O Projeto precisa ser político pelo compromisso deste com a transformação do cidadão, e pedagógico pela efetivação da função da escola.
Baseada em tudo que aprendi concluí que na escola onde trabalho o PPP da mesma precisa ser revisto com uma certa urgência pois o mesmo não sofreu nenhuma modificação durante os quatro anos que trabalho nesta escola e já não está satisfazendo as necessidades da comunidade.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

REFLEXÃO SOBRE TRABALHAR COM PROJETOS

Trabalhar com projetos é criar estratégias e oportunidades em busca de respostas para perguntas que construímos através da mediação professor e alunos.É também confirmar através de pesquisas e atos concretos as dúvidas, as certezas e as incertezas que estejam relacionadas com a pergunta.
Para realizar este trabalho a tecnologia é muito importante pois podemos usar a internet para pesquisar, assistir vídeos e comunicarmos com outras pessoas através de email e MSN trocando idéias e aprendendo através da interação.
Para aplicar esta metodologia em sala de aula é necessário que a escola disponha desses recursos, ou de meio de transporte para realizar estudos fora da escola, visitando lugares que proporcionem aprendizagem aos alunos. Na escola onde trabalho é impossível, pois a mesma não possui nenhum desses recursos, mas isso não impede que seja desenvolvido projetos de aprendizagem com os alunos.
Para mim o trabalho com projeto me proporcionou uma oportunidade de praticar o uso da tecnologia através de MSN e email e também poder trocar idéias com as colegas, buscando juntas solucionar as dificuldades encontradas.
Para mim trabalhar em grupo com minhas colegas na realização desse projeto foi uma experiência nova,porém difícil, mas procurei manter contato com elas o tempo todo e cooperar sempre com o grupo na realizaçõa das tarefas.
Aprendi muitas coisas com elas tais como: comunicarmos usando a tecnologia, solucionar problemas à distância e ter paciência para esperar que todas participassem do assunto.

FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO

Realizando o trabalho sobre financiamento da educação pesquisei e aprendi um pouco sobre o que é o fundeb. É o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. O novo fundo foi criado para substituir o Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério),lei aprovada em 1996 e vigente desde 1998.
Enquanto o Fundef destina-se exclusivamente ao ensino fundamental, o Fundeb deveria financiar toda a Educação Básica. Ela envolve as etapas da educação infantil (creches para crianças de 0 a 3 anos e pré-escola para crianças de 4 a 6), do ensino fundamental e do ensino médio, além das modalidades: educação de jovens e adultos, educação indígena, educação profissional, educação do campo e educação especial – destinada a portadores de deficiências.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA

Segundo Piaget o conhecimento não nasce com o indivíduo, mas começa com o nascimento e é construído ao longo do tempo pela interação com o meio tanto físico como social.
O sujeito interpreta o mundo em que vive além de situar-se nele, agindo, criando, construindo a partir da realidade em que vive.
Uma pessoa adulta que ao longo de sua vida vem adquirindo conhecimentos através de experiências vividas, a aprendizagem passa a ser somativa, pois este indivíduo já é letrado. A interação aluno- professor ocorre através da troca de experiências gerando ensino e aprendizagem recíproca.
Partir da realidade de uma pessoa adulta é bem mais complexo do que partir da realidade de uma criança, pois o adulto participa de diferentes grupos sociais, já possui personalidade formada e construiu sua própria individualidade.
A aprendizagem na vida adulta depende das experiências vividas por cada um e principalmente do meio social em que está inserido.
Acredito que nessa fase a aprendizagem é um processo que ocorre com mais dificuldade pelo fato do adulto ter experiências e conceitos construído e também por haver mais resistência para assimilar novos conceitos que certamente irão modificar sua maneira de pensar e agir.

TRABALHO EM GRUPO

Juntamente com minhas colegas de grupo estamos realizando o projeto de aprendizagem sobre o meio ambiente.
Este trabalho está sendo muito produtivo, porque através dele aprendemos a debater sobre o assunto e trocar idéias à distância,através de email, diário de bordo, fórum e MSN. Para nós não foi fácil porque não estávamos acostumadas com esse tipo de comunicação.
Quinta - feira passada tivemos aula presencial com a professora Liliana e aproveitamos para discutir os assuntos de todos os grupos, ouvir, dar e receber sugestões que ajudaram na realização de nossos trabalhos. A professora também nos mostrou como criar em nossa página histórias em quadrinhos, slides e livros. Foi uma aula muito interessante.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

REFLEXÃO DO TEXTO GESTÃO DEMOCRÁTICA

A gestão democrática, por sua natureza é um processo que implica mudanças no ambiente escolar pressupondo a idéia de participação, isto é, trabalho associativo e cooperativo na tomada de decisões promovendo plenamente um ensino de qualidade para todos os educandos.
Uma escola democrática deve caminhar junto com os interesses da comunidade, os quais são representados através dos conselhos durante assembléias, que decidem o melhor para a mesma.
Uma educação democrática deve estar necessariamente relacionada a conteúdos educativos determinados, mas sobretudo a uma forma de funcionamento das instituições escolares, porque a democracia não é um conjunto de conhecimentos, mas antes de tudo uma prática.
Com base nos estudos e reflexões feitas através dos textos lidos sobre gestão democrática, posso afirmar que a escola em que trabalho exerce esse tipo de gestão.Os dirigentes que nela atuam tomam as decisões em conjunto com os professores que têm o direito de participar e opinar sobre todos os assuntos que são tratados. Esses assuntos são repassados através de reuniões mensais, como por exemplo, o projeto político pedagógico. O mesmo foi elaborado de maneira que possa atender as necessidades da comunidade e proporcionar aos alunos uma educação de qualidade comcbjetivo de torná-los cidadãos participativos e atuantes na sociedade.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

AS FASES SEGUNDO ÉRIKSON

Olá colegas!
Após o estudo sobre as fases da vida adulta segundo Erikson, comparando-as com a vida das pessoas com quem convivo e da minha própria vida concluí que os aspectos das mesmas difere de pessoa para pessoa, dependendo do tipo de vida que elas levam considerando profissões, situação financeira, relacionamento familiar e amoroso. Mas, todos passam por diferentes etapas na idade adulta: adulto jovem, adulto generativo e pela velhice.
Os aspectos que mais sofrem modificações são os psicológicos e os biológicos, embora ocorra modificações também com os outros.

O QUE É SER ADULTO ?

Quando tive que responder esta questão fiquei meio confusa, afinal, o que é mesmo ser adulto ? Será que ser adulto é deixar de brincar, de levar uma vida diferente da que vivemos hoje. Cheia de preocupações e compromissos ? Ou é apenas atingir a idade adulta ?
Foi então que concluí. Nada impede de sermos adultos responsáveis e também um pouco criança.
Como professora e também com os meus filhos posso desempenhar perfeitamente os dois papéis. Brincando na hora certa e sendo adulta e responsável quando for preciso. Assim cumpro meu dever e obrigação com mais alegria tornando meu dia-a-dia menos pesado.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

CONCEITOS ESTRUTURANTES

Após a leitura do texto “ Política Pública e Gestão da Redefinição dos papéis”, aprendi que a política educacional é parte da redefinição do papel do Estado. Quando se fala em qualidade da educação deve-se pensar em qualidade para todos. A questão é como incorporar os que estão fora fora da escola e oferecer educação de qualidade para aqueles que não possuem estabilidade social econômica e possibilidades culturais. A escola para sujeitos em vulnerabilidade social, com todos os seus problemas passa a ser o grande desafio.
A questão é como não apenas ter acesso, mas permanecer na escola e receber o conhecimento que tem direito.
No Brasil a educação de qualidade para “todos” está muito distante e é preciso que a política educacional seja revista e os governantes considerem mais a educação como forma de melhorar a qualidade de vida da população.
Segundo o texto a construção da democracia no Brasil encontrou grandes obstáculos e quando estava avançando alguns passos na participação popular e na luta por direitos sociais sofreu o impacto das estratégias do capital para superação de sua crise esvaziando o conteúdo da democracia separando o econômico e o político.
As lutas e as conquistas deram lugar à naturalização do possível, isto é, se um estado em crise não pode executar políticas, repassa para a sociedade civil, onde focaliza nos mais pobres que sofrem com juros altos e baixos salários tornando-se marginalizados perante a sociedade por não ter acesso ao conhecimento de qualidade.
Apesar de vivermos em um período de muita informação devido ao avanço da tecnologia, jornais , tvs e internet é necessário tero conhecimento para abstrair desses meios as informações que necessitamos para posicionar-mos frente aos desafios encontrados em nosso cotidiano e frente ao mundo.

V SEMESTRE

Iniciamos este semestre com atividades do Seminário Integrador.
Construímos uma tabela de como organizar nosso tempo. Foi uma atividade bem interessante, na qual pude perceber o quanto é necessário este planejamento para a realização das nossas tarefas diárias.
Com organização podemos fazer com que o tempo disponível se multiplique e também evitamos correrias de última hora que geralmente nos causam um grande desgaste físico e psicológico.
Ao realizar essa atividade fiquei surpresa ao constatar que quase todo o meu tempo estava sendo gasto com atividades domésticas.
percebi que deveria reorganizar estas tarefas de maneira que possa realizá-las em espaços de tempos menores podendo assim diversificá-ĺas.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

WORKSHOP

Que aprendizagens se consolidaram no preparo e realização do worksshop ?

Neste semestre encontrei mais facilidade para preparar os slide sobre a apresentação do meu trabalho, porque estou dominando melhor a questão da tecnologia graças ao curso que me propus a realizar com o objetivo de adquirir mais prática e ampliar meus conhecimentos nessa área.
Consegui inserir figuras nos meus slide sem precisar de ajuda.
Também nesse semestre imprimi todos os meus slides e os levei no dia da apresentação, caso surgisse algum problema o meu trabalho não seria prejudicado.

SÍNTESE - REFLEXÃO

Que aprendizagens se consolidaram ao preparar a síntese-reflexão ?

Durante a elaboração da síntese percebi que havia adquirido muitos conhecimentos que irão ajudar minha prática no trabalho, na vida pessoal e como aluna . Os conceitos sobre tempo e espaço e como aplicá-los em sala de aula e no meu cotidiano, porém, senti que deveria ter trabalhado esse temas de maneira mais integrada, pois ao elaborar minha síntese encontrei um pouco de dificuldade ao tratar sobre isso. Mas como a cada semestre que passa somam-se as aprendizagens considerei isto como uma delas e conclui que estando com tudo organizado fica fácil e prático elaborar a síntese - reflexão.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

DESENHOS

Ao realizar com minha turma a atividade de Ciências partindo de desenhos pude perceber que os mesmos possuem noções sobre a natureza adquiridas no cotidiano e professores às vezes não nos damos conta do quanto é rica e valiosa a bagagem que nosso aluno trás.
Muitas vezes estamos tão preocupado em transmitir conhecimentos e esquecemos de ouvir o que eles tem para nos oferecer.
Nesta Interdisciplinas aprendemos alguns métodos que irão nos ajudar em nosso planejamento, um deles é esse dos desenhos.

SOMBRA

Na interdisciplina de Ciências aprendi uma maneira bem interessante de ensinar partindo da realidade da criança.
Uma das atividades que apliquei em minha turma e percebi a facilidade com que eles construíram um conceito foi quando trabalhamos com a sombra.
Eles questionaram, levantaram hipóteses e chegaram a uma definição sem maiores problemas

GEOPLANO

Confesso que durante toda minha vida profissional, nunca tinha visto um geoplano e muito menos trabalhado com ele.
Quando realizei as atividade com meus alunos usando-o, percebi sua praticidade eo quanto pode ser explorado despertando na criança o interesse de criar novas e diferentes formas.

LINHA DO TEMPO

Para o aluno perceber as mudanças ocorridas no espaço onde ele vive em consequência do tempo e analisar que nada permanece estático, tudo se modifica com o passar dos meses, anos e séculos.
Uma forma bem concreta de trabalhar seria a linha do tempo da própria criança onde ela poderá perceber as mudanças que ocorreram com ela desde o seu nascimento até agora, para depois usar esse conhecimento em áreas mais amplas e reconhecer mudanças dentro de uma localidade que são capazes de transformações sociais como : costumes, modas, meios de transportes, etc.
Para melhor compreensão desse processo é necessário que professor e alunos estejam munidos de materiais antigos como fotos, revistas, jornais antigos, documentos, entrevistas com pessoas mais velhas, que nos mostre como era a realidade anterior para fazermos comparações com a atual.
A importância deste trabalho na escola de ensino fundamental é a de preparar o aluno para entender o tempo como uma dimensão contínua, que passa sem cessar; além disso, a criança passa a ver que o tempo abrange momentos (tempo físico ) sobre o qual os homens escrevem suas diferentes trajetórias, fruto de suas relações sociais (tempo histórico ).

TEMPO E ESPAÇO

Tempo e espaço são noções que adquirimos desde cedo, porém ao ler os textos de
estudos sociais percebi que havia muito que aprender, principalmente que a construção de noção de espaço se faz por etapas, sempre associadas a descentração e apoiada na coordenação de ações, percebi o quanto é importante para mim como professor saber distinguir estas etapas , para não cometer um ato falho, como o de avaliar meu aluno equivocadamente:
Ao realizar as atividades em sala de aula, percebi em que etapas meus eles se encontravam e as necessidades dos mesmos concluí que precisava realizar com eles atividades que desenvolvesse essas noções.
Usei as atividades que se encontravam no livro e as adaptei de acordo com a turma que trabalho.
Considerei isso uma grande aprendizagem, porque apliquei na prática as teorias que aprendi com as leituras de texto.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

PLANO DE APRENDIZAGEM

No plano individual de aprendizagem coloquei como objetivo realizar um curso de prudução criativa para aperfeiçoar o que já havia aprendido de tecnologia, pois ainda sinto necessidade de adquirir mais conhecimento que possa facilitar a realização das minhas atividades.
Nesse curso .Estamos desenvolvendo atividades que possam ser realizadas com os alunos no laboratório de informática, mas algumas certamente servirão na realização de meus trabalhos e quando minha escola oferecer aos alunos um laboratório de informática poderei desenvolver com otrabalho com os mesmos . Aprendi a montar personagens através de jogos, após fazer SLIDES no POWER POINT e criar cenários. Após realizamos uma dinâmica bem divertida com os personagens. Iniciamos uma história com o meu personagem, troquei de computador e continuei a história da colega, troquei novamente colocando o meu personagem na história de outra colega e finalizei a história. As histórias ficaram bem criativas. Esta dinâmica pode ser desenvolvida também sem o uso do computador, quem não o tem disponível, pode ser desenvolvida no papel, que é o meu caso.
Aprendi que quando uma imagem não permite ser copiada através do MOUSE, tem uma tecla PRINT SCREEN no teclado que permite copiar. Outra atividade que realizamos que para mim foi uma nova aprendizagem foi inserir plano de fundo em um texto, . Com certeza temos muito ainda para aprender em tecnologia principalmente eu que só tive acesso a tecnologia depois que comecei a frequentar o pólo

sexta-feira, 13 de junho de 2008

AULA DE CIÊNCIAS

A aula presencial de Ciências desta semana, foi muito interessante. O professor nos proporcionou uma dinâmica bem diferente e criativa, em que todas nós ficamos encantadas Eu considero uma dessas aulas como aprendizagem, pois ainda não conhecia esta técnica e agora pretendo utilizar com meus alunos, podendo proporcionar a eles também uma aula bem diferente e prazerosa. A técnica foi desenvolvida : O professor escolheu músicas com temas relacionados ao assunto Ciclo da Natureza, que era o enfoque que havíamos estudado, entregou a cada uma de nós, uma folha com uma música dividida com a letra em partes e uma lâmina de transparência para ser representada através de desenhos .Logo que terminamos fomos ouvindo a música e foi passando no retro projetor as lâminas com os desenhos, foi aí que ficamos surpresas com o efeito produzido pelo trabalho, esta foi uma verdadeira demonstração de que uma aula com uma boa dinâmica com certeza apresenta aprendizagem significativa. As letras das músicas representavam bem o ciclo da natureza, o caminho que a natureza faz dia-a-dia, ano a ano, as estações do ano, o movimento das águas, os ventos, os movimentos da terra, o cio da terra, a noite depois do dia, os rios, as plantas, as flores, as pessoas, em fim as músicas representaram o equilíbrio que existe na natureza

quarta-feira, 21 de maio de 2008

TEMPO E ESPAÇO

A criança constrói noção de espaço e tempo, após uma longa preparação que é feita por etapas, mas sempre associada e apoiada na coordenação de ações.

As primeiras noções de espaço que ela adquire são as mais usadas em seu cotidiano como: próximo, dentro, fora, em cima, em baixo isso ocorre através dos sentidos e de seu próprio deslocamento.

Etapas da construção do espaço:

1 ) Espaço perceptivo ou espaço da ação;

2 ) Espaço representativo- a ) Espaço Intuitivo- b) Espaço operatório


Nós professores devemos oferecer oportunidades aos nossos alunos para que os mesmos construam relações de espaço e tempo iniciando com atividades que dizem respeito ao seu dia- a- dia para que eles possam localizar-se no meio em que vivem e aprofundar esse conceito gradativamente.


terça-feira, 22 de abril de 2008

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS

Realizando as atividades da interdisciplina de Matemática que envolvem jogos e brincadeiras percebi que os brinquedos que envolvem habilidades numéricas podem transformar-se em um excelente recurso e estratégia para desenvolver-mos nossas aulas. Eles permitem o desenvolvimento do trabalho em grupo, da linguagem oral e escrita de diferentes habilidades de pensamentos, como observar, analisar, sintetizar, fazer conjecturas e firmar conceitos matemáticos. Porém os jogos e brincadeiras infantis podem e devem ser usados em todas as disciplinas porque além do aspecto lúdico têm como grande contribuição promover a recuperação e a manutenção da cultura de um determinado grupo, o que muitas vezes é ignorado pela maioria das escolas.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

APRENDIZAGENS DO IV SEMESTRE

CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO

Realizando as atividades sobre seriação e classificação com materiais concretos, é que me dei conta de quanta coisa se pode usar para realizar essas atividades e muitas vezes colocamos esses materiais no lixo porque não paramos para pensar.
Nosso dia-a-dia é tão corrido que não se percebe quanta coisa valiosa está sendo jogada fora. Nós professores estamos condicionados ao uso do caderno, lápis, livro e quadro que está sempre ao nosso alcance nos proporcionando comodismo. É necessário que tenhamos de vez em quando umas sacudidas para percebermos o que está ao nosso redor
Esse foi o primeiro impacto que senti ao retornar nesse semestre.

sexta-feira, 28 de março de 2008

AVALIAÇÃO DO EIXO III

No decorrer da elaboração do documento " Síntese das Aprendizagens", percebi que havia melhorado muito a maneira de expressar-me através da escrita evidenciando minhas aprendizagens no semestre. Notei um crescimento significativo no uso de vocabulário facilitando assim o meu trabalho. Foi então que me dei conta do quanto havia aprendido no decorrer do curso, pois sempre tive dificuldade para escrever textos.
Quanto à expressão oral, preciso trabalhar mais esta parte; ainda sinto-me bastante nervosa e insegura quando preciso expressar-me oralmente. Porém, depois das apresentações feitas pelas colegas, concluí que meu trabalho poderia ter sido melhor, pois deixei de expor muitas coisas que eu havia realizado por falta de planejamento, poderia ter detalhado mais nos slide sobre o que iria falar.