segunda-feira, 28 de setembro de 2009

MÚLTIPLAS LINGUAGENS

Após aleitura do texto e com base na minha experiência profissional e de estudante concluí que a fala sofre modificações, dependendo do contexto em que ela é usada.
Na escola para falar com meus alunos uso uma linguagem diferente de quando faço a apresentação do meu workshop de final de semestre do curso de Pedagogia, assim como a escrita também apresenta diferença entre os planos de aula e os trabalhos acadêmicos.
A escola precisa estar dentro do contexto social e da realidade, pois as crianças possuem uma leitura do ambiente em que se encontram e o seu dia-a-dia é repleto de informações que lhes proporcionam aprendizagem de múltiplas linguagens.
Em relação a fala geralmente as crianças escrevem como falam e ocorre diferenças de uma região para outra essas diferenças dependem também do convívio social e familiar de cada um.
Outro fator que determina a diferença no uso do vocabulário é a faixa etária, pois ao atingir a fase da adolescência as crianças passam a conviver em grupos e adotam gírias.
A Internet também influi na maneira de escrever, pois a escrita utilizada na mesma é diferente da que se usa em sala de aula.

Um comentário:

Melissa disse...

Acho que para esta postagem seria interessante trazeres o trecho de tua leitura que trata de MODIFICAÇÕES. Desta forma estaria tornando tua postagem mais clara e objetiva para a leitura de outras pessoas, entende?
Beijos
Melissa