segunda-feira, 14 de setembro de 2009

DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

Ao ler o texto do menininho de Helen Buckley, percebi a importância do professor
valorizar a história de conhecimentos trazida pelos alunos e de proporcionar atividades que eles possam expressarem suas habilidades e criatividades , que eles possam opinar e trocarem experiências de aprendizagens e conhecimentos. Dentro do grupo.
Percebi também que muitas vezes o professor pode prejudicar o aluno com respostas prontas não oferecendo oportunidade para que ele se expresse livremente
O professor deve estimular o seu aluno para a construção e não para cópias, que segundo o texto era o que acontecia com a primeira professora do menininho
Em minha sala de aula trabalho com questionamentos orais e exposição de trabalhos, grupos e projetos que levam os meus alunos a construírem seus conhecimentos e dialogar suas idéias com os colegas e a professora. Sempre buscando em cada atividade elogiar e considerar o erro não como algo feio, mas como o caminho para a aprendizagem.

Um comentário:

Melissa disse...

Uma ótima postagem, parabéns!
Apresentas evidências que estão claramente argumentadas.
Beijos
Melissa