segunda-feira, 14 de setembro de 2009

PEDAGOGIA DE COMÊNIO

Lendo o texto “Metodologia de Ensino em Foco: prática e reflexões”, percebi que Comênio considerava o aluno o elemento mais importante do processo ensino aprendizagem partindo de aprendizagens mais fáceis para as mais difíceis, onde as mesmas deviam começar a partir dos sentidos, onde observamos em um de seus livros mais famosos “Orbis pictus” (“O mundo em imagens”) a palavra a ser conhecida com o som que o mesmo faz (audição) e ainda a imagem (visão). Percebe-se que o material didático pertencia à realidade e do conhecimento do aluno, a aprendizagem ocorria através dos sentidos, da associação estabelecida entre o som produzido pelo desenho apresentado e a imagem.
Embora haja uma distância de 300 anos entre a pedagogia de Comênio e a atual, percebo que existe uma relação da mesma com o nosso cotidiano na qual analisamos e respeitamos as necessidades e capacidades de nossos alunos, procurando não sobrecarregar as aulas, aumentando o grau de dificuldade gradativamente, motivando-os,para que participem de trabalhos em grupos, troca de experiências e ajuda mútua confrontando idéias e argumentando as próprias, sempre partindo de suas experiências e não de teorias abstratas Acredito também secundo a pedagogia de Comênio que o bom relacionamento entre aluno e professor é de suma importância para que haja aprendizagem e para que , o mesmo se sinta seguro ao dialogar com o professor para esclarecer suas dúvidas

Um comentário:

Melissa disse...

Oi Ivone :-)
Uma ótima postagem, parabéns!!
Beijos
Melissa