Ao ler o texto Significações na escola: Equívocos da compreesão dos processos de desenvolvimento moral na criança da interdisciplina de Psicologia relacionei-o com os acontecimentos ocorridos em minha escola.
Parece que uma onda de violência está acontecendo com os alunos da mesma, pois o assunto dos professores do ensino fundamental na hora do intervalo é somente sobre o comportamento dos alunos.
Constatei através das leituras que esse problema que tanto preocupa os professores nada mais é do que crianças fazendo justiça sob sua forma de compreensão e que isso faz parte de um dos processos de desenvolvimento da criança.
Segundo Piaget é nessa idade que elas estão construindo as noções de justiça, solidariedade e responsabilidade.
Mas acredito também que é nesta faixa de idade que a escola deve investir na formação do caráter dos alunos .
É dever da escola trabalhar os conceitos acima citados para que os alunos encontrem sua autonomia, evitando a agressividade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi, Ivone!
Conseguiu evidenciar suas aprendizagens relacionando a teoria x prática. Porém, como você acredita que a Escola poderá desenvolver um trabalho sobre os conceitos de justiça, solidariedade e responsabilidade.
Um abraço, Sheila
Meu questionamento é o mesmo que o da Sheila.
Como entedes que a escola pode trabalhar estes conceitos?
Abraços
Melissa
Postar um comentário