sexta-feira, 26 de junho de 2009

EPISTEMOLOGIA

No trabalho realizado em Psicologia sobre epistemologia genética pude identificar com qual modelo pedagógico e epistemológico minha prática escolar mais se aproximam porque
procuro continuar o processo de leitura e escrita partindo do conhecimento prévio trazido pelo aluno, proporcionando a eles contato com vários tipos de textos ilustrados, desenhos, palavras e jogos e a interação entre sujeito e objeto. Também procuro provocar conflitos cognitivos levando meus alunos a pensar, selecionar, optar e conferir suas escolhas refazendo-as se necessário. Procuro oferecer condições para que eles tornem-se agentes do processo ensino aprendizagem, direcionando-os, questionando-os, permitindo e exigindo ações. De acordo com a leitura do texto identifico meu trabalho com a epistemologia relacional por acreditar que o aluno não é uma tábua rasa e sim um ser que traz consigo bagagens que servem para desenvolver a construção de novos conhecimentos.

Um comentário:

Melissa disse...

Ivone,
é muito importante que tragas evidências para tua argumentação.
Por exemplo, quando escreves "procuro oferecer condições para que eles tornem-se agentes do processo ensino aprendizagem, direcionando-os, questionando-os, permitindo e exigindo ações", traga exemplos de seu trabalho. Evidencie suas colocações trazendo exemplos se falas, etc... Como encaminhas suas aulas para poder fazer esta afirmação?
Beijos
Melissa