quarta-feira, 10 de junho de 2009

REFLEXÕES DA MINHA PRÁTICA

Através da leitura do texto Educação após Auschwitz percebi a importância da escola na formação do indivíduo e que somente com uma boa educação familiar, reforçada pela educação escolar, poderemos evitar barbaries futuras como a que o texto relata.
Apesar de se ouvir diariamente através dos meios de comunicação relatos de violências de todos os tipos ocorridas dentro das escolas, ou seja violência verbal e violência física.
É preciso repensar a educação de forma que a mesma encontre soluções para resolver os problemas de violência que estão ocorrendo.
Penso que a solução talvez fosse criar projetos que envolvam esportes, dança, arte,etc. Ocupando o tempo ocioso dos alunos com algo que lhes proporcione prazer e ao mesmo tempo lhes imponha regras.
É preciso ressaltar que pais e familiares são os principais exemplos de conduta para as crianças, mas o professor também tem papel importante na formação emocional delas. Se o professor grita e resolve os conflitos em sala de aula de maneira agressiva, a criança pode reproduzir essa atitude e a função da escola é civilizar o indivíduo não sendo transigente com a agressividade exagerada.
Com as leituras de texto e tudo que tenho aprendido no curso fez com que eu mudasse a minha maneira de trabalhar em sala de aula, antes eu a trabalhava com métodos tradicionais adquiridos através da minha formação e anos de trabalho seguindo o mesmo modelo. Hoje relacionando minha prática com as teorias abordadas no curso, procuro ouvir mais meu aluno, oferecendo oportunidade para que ele reflita e construa sua aprendizagem de forma lúdica e mais atrativa.

Um comentário:

Melissa disse...

Ótimas colocações Ivone :-)
Consegues dar um exemplo de sua mudança? Um fato, uma fala que possas postar em seu blog como evidência desta mudança...

Beijinhos
Melissa