terça-feira, 30 de junho de 2009

método clínico

A primeira vez que desenvolvemos a prática do Método Clínico em nossa escola foi com uma aluna de 7 anos, cursando o segundo ano do ensino fundamental desenvolvemos o teste da massinha de modelar para observação de quantidade e constatamos que a menina possui os conceitos bem definidos de quantidade.
Logo em seguida tivemos a aula presencial que veio enriquecer nossa experiência, a professora aplicadora aplicou o teste com a filha de uma colega que estava na aula, após em grupos discutimos com as colegas sobre o andamento do teste , como ocorreu, o que aconteceu de especial, então com esta troca percebemos a importância da realização destes testes para identificarmos possíveis dificuldades em nossos alunos ou para sabermos se eles já dominam algumas noções.
Aplicamos o segundo teste, utilizando outro método e outro conceito com a mesma menina.
Constatamos então que realmente esta menina apresenta domínio na série que atua, porque não apresentou nenhuma dificuldade.
O mesmo teste foi realizado com um menino da mesma turma com fichas coloridas testando a conservação do número. Este menino demonstrou que ainda não domina bem esta aptidão e segundo sua professora ele apresenta dificuldades também em sala de aula.
Concluí que o método Clínico pode nos auxiliar no sentido de detectar possíveis dificuldades apresentadas por nossos alunos, mostrando-nos os níveis em que se encontram e dessa forma buscar a melhor maneira para ajudá-los a desenvolverem suas habilidades.

Um comentário:

sheilahahn disse...

Oi, Ivone!

A sua reflexão sobre o Método Clínico está adequada, pois evidencia suas aprendizagens, mas é muito importante nunca esquecer na sua prática docente de realizar a avaliação do pensamento cognitivo de seus alunos, pois partindo desta avaliação dos níveis, podemos ter mais sucesso que os nossos alunos construam seus conhecimentos. Um abraço, Sheila