quarta-feira, 18 de novembro de 2009

CULTURA SURDA

imagino que a surdez seja uma deficiência que cause uma angústia muito grande para a pessoa portadora, assim como para os familiares e as pessoas que fazem parte do seu convívio devido a dificuldade de comunicação, pois muitas vezes, existe preconceito, vergonha e falta de motivação por parte dos familiares e da sociedade em geral. Porque a sociedade em que vivemos, infelizmente, não proporciona recursos que possibilitam a integração da cultura surda tornando-os excluídos do mercado de trabalho, da escola, de locais de lazer, como por exemplo: cinema, teatro, tv, rádio, enfim da realidade do mundo em que vivemos.
Além dos fatores citados no parágrafo anterior destaco o descaso sobre o ensino da língua dos surdos onde todas as instituições educativas deveriam inserir em seu currículo a obrigatoriedade do ensino de libras, portanto para isso é necessário uma consciência não somente dos educadores, mas de todas as autoridades competentes para que criassem e estabelecessem leis de direitos e deveres para os cidadãos surdos principalmente o estudo de libras que deveria ter a mesma importância como qualquer outra língua estrangeira, como exemplo, o inglês, assim toda a sociedade teria acesso ao mundo dos surdos e eles ao nosso.
Enfim apesar de já existir a linguagem dos sinais poucas pessoas conseguem dominá-la, outras não tem acesso a essa língua por diversos fatores como social, cultural e financeiro. Então para quem sabe falar e ouvir também se torna muito difícil a compreensão da comunicação
O aspecto que considero mais importante na cultura surda é conhecer a forma de comunicação , ou seja, a sua língua, compreender as suas idéias, suas reações, emoções e hábitos. Infelizmente a nossa sociedade ainda necessita proporcionar a interação entre as pessoas surdas e não surdas no entanto felizmente já está tentando ser mais humana. Devemos todos buscar como educadores um ensino que oportuniza dignidade e igualdade, mas que ao mesmo tempo respeite as diferenças entre todas as pessoas.

Um comentário:

Melissa disse...

Ivone,
e você, domina a língua dos surdos? Como tens oportunizado dignidade e igualdade entre todas as pessoas?
Beijos