No projeto o estudo é realizado a partir do interesse da turma ,tornando as aprendizagens significativas, os alunos fazem conexões com seus conhecimentos e os estudos realizados.
Possibilita o trabalho cooperativo favorecendo descobertas coletivas através das discussões e interações.
Possibilita a interdisciplinariedade podendo ser trabalhado nas diferentes áreas de conhecimento.
Desafia o aluno a buscar informações através de pesquisas, entrevistas e outras fontes.
O professor é apenas o organizador das aprendizagens.
Através do trabalho por projetos o aluno poderá experimentar, observar, estabelecer relações, analisar, levantar hipóteses, argumentar, julgar, sendo, portanto, capaz de produzir e não de, simplesmente, repetir.
Avaliação permanente, realizada a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, durante toda a realização do projeto utilizando diversos instrumentos de registros acompanhando o desempenho individual e coletivo e buscando formas de auto-avaliação.
É possível trabalhar com projetos em qualquer nível de escolaridade, porém o tema deverá estar de acordo com a faixa etária dos alunos.
A semelhança do trabalho com projetos na educação infantil e nos anos iniciais é que ambos partem do interesse da criança, dos conhecimentos que elas já possuem.
A diferença é que os interesses se modificam de acordo com a idade e os conhecimentos também.
Não trabalho com projetos com minha turma porque me sentia insegura , porém agora após os estudo realizados no curso pretendo para o próximo ano iniciar meu trabalho com ptojetos, colocando em prática o que aprendi.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Quais eram tuas inseguranças? Como te percebe agora para trabalhar com esta metodologia de Projetos de Aprendizagem? O que o estudo acrescentou?
Beijos
Postar um comentário