sábado, 11 de dezembro de 2010

NOVA PRÁTICA

Antes do curso sentia uma preocupação com os diferentes níveis de conhecimento em que se encontravam os alunos, porém não tinha condições de identificar tais necessidades e muito menos trabalhá-las separadamente. Nestas condições, na tentativa de entender por que alguns alunos aprendiam e outros não, ou mesmo por que alguns alunos aprendiam mais rápidos e com maior facilidade que outros é que busquei o aperfeiçoamento profissional.

Através da participação no curso de PEAD, sinto uma diferenciação em minha prática de alfabetizar atual no que se refere à compreensão de como a criança aprende. Porque agora possuo certo conhecimento sobre os níveis psicogenéticos e procuro realizar um trabalho voltado a eles, o que se configura num crescimento conceitual sobre a construção do conhecimento, pois respeito o “movimento” da turma.

É importante destacar que a minha prática foi problematizada, a partir da fundamentação teórica oferecida no curso, aliada à necessidade de aplicar os novos conhecimentos na própria turma para dar conta das tarefas enquanto aluna , o que estimulou a reflexão e a busca de novas aprendizagens para dar conta do processo de alfabetização, agora conjugado com o processo de letramento, fato esse que se caracteriza como uma mudança de concepção sobre a alfabetização.

Graças ao curso hoje possuo uma visão de mundo ressignificada, voltada à alfabetização construída a partir das novas Tecnologias de Informação e Comunicação.

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