Antes do curso sentia uma preocupação com os diferentes níveis de conhecimento em que se encontravam os alunos, porém não tinha condições de identificar tais necessidades e muito menos trabalhá-las separadamente. Nestas condições, na tentativa de entender por que alguns alunos aprendiam e outros não, ou mesmo por que alguns alunos aprendiam mais rápidos e com maior facilidade que outros é que busquei o aperfeiçoamento profissional.
Através da participação no curso de PEAD, sinto uma diferenciação em minha prática de alfabetizar atual no que se refere à compreensão de como a criança aprende. Porque agora possuo certo conhecimento sobre os níveis psicogenéticos e procuro realizar um trabalho voltado a eles, o que se configura num crescimento conceitual sobre a construção do conhecimento, pois respeito o “movimento” da turma.
É importante destacar que a minha prática foi problematizada, a partir da fundamentação teórica oferecida no curso, aliada à necessidade de aplicar os novos conhecimentos na própria turma para dar conta das tarefas enquanto aluna , o que estimulou a reflexão e a busca de novas aprendizagens para dar conta do processo de alfabetização, agora conjugado com o processo de letramento, fato esse que se caracteriza como uma mudança de concepção sobre a alfabetização.
Graças ao curso hoje possuo uma visão de mundo ressignificada, voltada à alfabetização construída a partir das novas Tecnologias de Informação e Comunicação.
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